Culinária: Capixaba
Rendimento: 8 pessoas
Ingredientes Ingredientes
Modo de Preparo
As moquequinhas
Numa panela aqueça um pouco de óleo coloque, uma colher de sopa de corante, meia cebola, 2 dentes de alho, 2 tomates médio bem maduros, meio maço de coentro e acrescente o ingrediente principal de cada moqueca) caranqueijo, camarão, sururu ou o camarão e coloque uma xícara de çagua. Importante cada moqueca deve se feita separadamente. Cozinhar em media 10mim passe por uma peneira retire todo caldo e reserve para o pirão.
Lula
Temperar a lula com 2 dente de alho meia cebola, um pouco de coentro regue com azeite e leve ao forno pré aquecido por 5mim.
Cozinhe o palmito limpo cortado em rodelas finas na panela de pressão por 10 mim, desligue e escorra toda a água. Passe numa peneira de alumínio apertando para tirar todo excesso de água.
Coloque numa travessa que possa ir ao forno e acrescente o bacalhau, 1 cebola, azeitona, regue com azeite, amasse os ingrediente e misturando bem com a mão até a massa ficar homogênea ou use um processador.
Acrescente as moquequinhas sem caldo, a lula e misturando tudo e regando com um pouco de azeite e coloque o restante do coentro picado.
Bata as claras em neve acrescente a gema e mistura a massa, mistura a massa de forma leve.
Para finaliza bata claras em neve acrescente a gema e finalize toda a cobertura da torta
Decore com rodelas grandes de cebola e azeitona .
Leve ao forno pré aquecido ate a cobertura da espuma do ovo fique corada.
Dica Importante
Junte dos os caldos das moquecas acrescente farinha de mandioca fina sem torrar e faca um pirão para acompanhar a torta com arroz branco.
Harmonização
Hum, a Torta Capixaba. Para acompanhar essa perdição, dispa-se de preconceito e se renda ao vinho branco. Minha dica é o Mapu Reserva Chardonnay, da Argentina, que tem um belo ataque de fruta e muita vivacidade, para uma orgia gastronômica inesquecível. Para quem prefere espumantes, sugiro o Brut Rosé Miolo, elaborado pelo Método Tradicional Champenoise, o mesmo utilizado na região de Champagne, na França.
1 Comentário
Baby,obrigada pelo seu desprendimento compartilhando conosco a maravilha de receita,beijo no coração.