O crêpe é um dos pratos mais populares da cozinha francesa. A pancake é quase um símbolo da cozinha americana. O crepe e a panqueca, aportuguesados, conquistaram o gosto dos brasileiros. Com massas muito parecidas, geram confusões a cozinheiros e gourmets amadores. Mas afinal, qual é a diferença?
Bem, na prática, o crepe leva mais ovos e menos farinha do que a sua prima-irmã, a panqueca. Portanto, a massa se torna mais aerada e mais fininha, sendo pincelada geralmente com manteiga.
Tanto o crepe quanto a panqueca são preparados de forma muito parecidas, podem ser doces ou salgados, gratinados, servidos individualmente ou coletivamente.
Os franceses gostam de consumir o crepe em qualquer refeição, os americanos no café da manhã, como o cinema já nos indicou inúmeras vezes. Nós, os brasileiros, preferimos a panqueca e o crepe como refeição principal.
No Orgia Gastronômica, fã dos dois pratos, vou, com minhas cobaias, me arriscar num festival de Crepes e Panquecas, publicando várias receitas e sugerindo algumas harmonizações. Vamos começar pelo nome do prato que seria o mais conhecido e um clássico da cozinha internacional: o crepe suzette, que é uma receita doce flambada com licor de laranja, criado pelo chef francês Henri Charpentier.
1 Comentário
gostei muito do seu site parabéns. I like so much your
website, verygood content. i will follow you 🙂